Bucos


Bucos, outrora S. João Batista de Bucos, é uma das 17 freguesias que compõem o concelho de Cabeceiras de Basto e cuja sede fica a uma distância de 9 km de Cabeceiras. Com uma área aproximada de 16,5 km², possui cerca de 550 habitantes, denotando clara tendência para a desertificação, como o interior de Portugal é caracterizado. A freguesia inclui ainda o lugar de Vila Boa, Carrazedo e Casares. Situa-se no sopé da serra da Cabreira sendo, por isso, cercada de montanhas e uma zona propícia à criação de gado caprino e ovino.

Infelizmente, a documentação histórica do concelho, incluindo a de Bucos, perdeu-se, sabendo-se apenas que a origem desta terra remonta por volta do ano de 1753. Esta freguesia é também um repositório etnofolclórico.

A nível arquitetónico pode-se destacar a igreja paroquial, situada no centro da freguesia, o cruzeiro, o espigueiro de Carrazedo, as casas em cantaria de traça rural e o Pisão de Bucos, o qual está associado às artes e ofícios praticados neste local (a tecelagem de lã e do burel).

 

Encaixada na extremidade Noroeste do concelho de Cabeceiras de Basto, Bucos é uma freguesia serrana onde se respiram já os ares da serra da Cabreira. A paisagem calma e tranquila tem a capacidade de apaziguar as almas e encher os olhos e o coração de uma leveza rara. Os tons cinzas das casas de pedra ficam mais alaranjados na hora do pôr do sol, criando um espetáculo especial quando as montanhas parecem tapar-se comas frescas mantas de nevoeiro e os bois regressam devagar nas próprias cortes.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Freguesia: Bucos

Concelho: Cabeceiras de Basto

Distrito: Braga


Pontos de Interesse


Igreja paroquial de Bucos

Espigueiro de Carrazedo

Casa da Lã


Gastronomia



Cultura


O Jogo do Pau

A lenda da ponte de Cavez


Localização