Quinta da pia


   É uma grande propriedade que engloba a sua própria capela, salões majestosos, uma grande casa e enorme varanda em granito, assim como uma recente torre em pedra. Os seus proprietários primitivos detinham o apelido de Duarte, nomeadamente Paulo José Duarte, sendo mais tarde herdada pela sua trineta Maria de Lurdes Cameira. É de realçar que também esta família é descendente da nobreza, mais propriamente de Reis de Portugal.

   A casa sofreu várias alterações ao longo do tempo, tendo os donos arrecadado várias relíquias para esta propriedade. Um grande exemplo é a fachada da capela que está datada de 1585, porém, através de testemunhos confirma-se que a mesma fachada pertencia a outra propriedade rica. Também a sua grandiosa entrada foi trazida de um velho convento de uma freguesia próxima, mas a curiosidade mais interessante é o nome desta quinta. A Quinta da Pia é conhecida pelas suas várias fontes e cursos de águas, mas a fonte de água principal é uma pia, a pia que pertencia à Quinta da Madureira, interligando assim estas duas riquíssimas propriedades.

   Esta propriedade foi incrivelmente modificada, porém sempre fiel aos seus traços primitivos. É hoje em dia uma quinta onde decorrem eventos como casamentos, batizados e convívios da freguesia.