LAvadouros


Os lavadouros de Gontães foram construídos em granito, localmente denominado pedra “gran”. Estes nem sempre estiveram no local onde se encontram agora. Antigamente, os habitantes lavavam a roupa num rego localizado um pouco mais distante do lugar atual. Os lavadouros foram construídos há cerca de 60 anos, entre finais da década de 40 e inícios da década de 50. A água dos lavadouros vem da nascente daquele que é conhecido como Largo da Fonte.

Hoje, junto a estes lavadouros mais antigos, existe um lavadouro de cimento coberto, para que as pessoas possam lavar a sua roupa quando está a chover ou mais frio. Este lavadouro foi construído nos anos 80. Atualmente, apesar de praticamente todos os lares terem máquinas de lavar roupa, é costume as mulheres lavarem certas peças de roupa nos lavadouros. Geralmente são roupas que desbotam facilmente, ou que consideram demasiado delicadas para meter na máquina.

Os lavadouros são comunitários e frequentados apenas pelas mulheres, uma vez que existe ainda uma mentalidade enraizada, segundo a qual estas tarefas domésticas fazem parte dos deveres de uma mulher, e não de um homem. As mulheres encontram-se nos lavadouros e aproveitam para socializar e partilhar notícias sobre a aldeia.