Festas e Romarias


“A festa envolve o ser humano no domínio do mistério, na fantasia do depois, na quimera da lenda, no entusiasmo do imediato, no fascínio do inesperado, ao mesmo tempo que o faz regressar às suas origens, recordar os seus maiores e afirmar-se como centro histórico, lugar charneira da influência temporal e força centrípeta do processo civilizatório” - Padre Alípio da Silva Lima, 1996.

 

 

As festas de Vila Nova de Anha são histórico-religiosas, acontecendo anualmente nos finais do mês de julho. São festas em honra de St. Tiago, St. António e S. José. Estas festas contam com a presença de um cortejo etnográfico e histórico que mostra a tradição, usos e costumes, através de um fantástico desfile etnográfico com desfile nas suas principais artérias, andores floridos confecionados totalmente com flores naturais, bandas de música, conjuntos, ranchos folclóricos, exposições dos costumes desta terra e uma quantidade impressionante de fogo de artifício.

 

Contos e Ditos

Quando se toma banho no mar, deve-se tomar um número ímpar deles.

No dia de S. Bartolomeu, cada banho vale por sete, este santo é uma divindade marítima. Nesse dia o povo vai ao mar em romaria com música e dança ao mar.